domingo, 15 de maio de 2011

Bistequinha de cordeiro com bolinho de ervilha

Culinária – Bistequinha de cordeiro com bolinho de ervilha


Convidado:

Chef Harry Pisek – chef de cozinha

AGRADECIMENTO VERBAL: (12) 3663-4030

TEMA: Bistequinha de cordeiro com bolinho de ervilha

Rendimento:
Preço de custo:

Estrutura:

 Ingredientes bolinho de ervilha:
 - 1colher (chá) de sal
- 800g ervilha fresca
- 1colher (sopa) de manteiga
- 1gema de ovo
- 1colher (sopa) de folhas de hortelã picada
- Farinha de trigo para empanar
- 2 ovos
- 60g amêndoas laminadas
- 60g farinha de rosca
- Óleo para fritar

Ingredientes para molho cremoso de alho:

- 10 dentes de alho cortado ao meio
- 100 ml vinho branco
- 300 ml creme de leite fresco


 Ingredientes da carne:
- 12 costelinhas de cordeiro
- 30g manteiga
- Sal e pimenta a gosto






 Modo de preparo do bolinho de ervilha:
Em uma panela com água fervendo coloque as ervilhas e o sal por 3 minutos ou até que esteja macia escorra e bata no liquidificador retire e passe na peneira para retirar a pele. Derreta a manteiga em uma panela adicione o purê de ervilha e mexa até secar retire do fogo adicione a gema, a hortelã tempere com sal e pimenta e deixe esfriar.
Divida o purê de ervilha em 12 unidades vá moldando entre as mãos para obter bolinhos achatados empane na farinha de trigo depois nos ovos (misture a farinha de rosca com as amêndoas) com a mistura feita empane os bolinhos e reserve na geladeira até que o molho esteja pronto. Retire os bolinhos de ervilha da geladeira, aqueça o óleo a 180° graus, coloque o bolinho deixe fritar de um lado para o outro coloque em uma assadeira com papel absorvente e vá deixando no forno pré-aquecido.

Preparo do molho:
Em uma panela com água fervendo coloque o alho deixando cozinhar por 3 minutos retire a água da panela coloque o vinho branco, creme de leite e deixe cozinhar até que o alho fique bem macio bata no liquidificador despeje em um refratário coloque no forno pré-aquecido.

Preparo das bistequinhas:
Derreta a manteiga misture o sal e a pimenta pincele dos dois lados.
Aqueça uma frigideira coloque as bistecas de um lado por 3 minutos vire e deixe por +ou-3 minutos se gostar mais grelhado é só deixar um pouco mais.

Diferença entre as carnes
Tanto se falou de cordeiro, que vale explicar também a diferença entre carneiro ou cordeiro, uma dúvida bastante comum. É chamado cordeiro o animal, filho do carneiro, geralmente até 6 meses de idade. Quando o animal está entre 7 meses e 1 ano de vida é chamado borrego. Passada esta fase é considerado carneiro. Usualmente, há dois momentos para abate de cordeiro: 8 semanas (cordeiro premium) e 4 meses (cordeiro precoce).

Depois de abatido, do cordeiro se aproveita quase tudo. Nenhuma parte do animal é considerada de segunda linha e os cortes são utilizados em pratos nobres. O cordeiro caracteriza-se pela carne macia e rosada, textura lisa, consistência firme e pouquíssima gordura. Já a carne de carneiro é mais rija, mais avermelhada e com maior teor de gordura. O cordeiro é um animal de carne nobre, de sabor delicado, excelente nível protéico e baixo nível de colesterol.



2 comentários:

  1. Oi Catita!
    Gosto qdo o chef de Campos vai...o papo rola solto e a culinária fica bem divertida...rs...ainda mais qdo esquece a receita...comédia.
    Fiquei c vontade de provar o bolim...deve ter ficado bom demais!
    Um bejim!
    Vinni

    ResponderExcluir
  2. ola catia te adoro e te sigo no face gostei muito do blog eu tenho um blog tambem eo receitas de familia visiteo e de sua opiniao para mim sua opiniao e muito importante no face sou guilherme marton brocco
    meu blog www.123receitasdefamilia.blogspot.con

    ResponderExcluir